Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Atenção à Saúde

Fotos de mãos sobre a mesa, sugerindo atendimento de médico à paciente

A área de Atenção à Saúde da VPAAPS trata de temas relacionados ao cuidado com a saúde humana. Seu escopo de análise e atuação engloba questões de gestão; atenção básica e especializada; ações estratégicas; e articulação com redes de atenção em saúde.

A Fiocruz tem hoje duas de suas unidades técnico-científicas designadas como institutos nacionais de saúde, em suas respectivas especialidades: o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).

Os institutos nacionais são órgãos auxiliares do Ministério da Saúde e têm como objetivo dar suporte ao planejamento de iniciativas em sua área específica para todo o país, gerar conhecimento e contribuir para políticas e programas nacionais. Os mesmos institutos também são acreditados como hospitais de ensino pelo Ministério da Educação (MEC).

Outros serviços reconhecidos pela eficiência dos processos adotados e excelência dos padrões de segurança para seus usuários,

 que atualmente está vinculada à acreditação/ re-acreditação pela Join Comission international. As Subunidades Assistenciais que atualmente adotam a referida política de melhoria continuada são:

  • Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP);
  • Serviço de Referência Nacional em Filarioses do (CPqAM/Fiocruz Pernambuco);
  • Laboratório e Ambulatório de Hanseníase Souza Araújo (IOC);
  • Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST/DIREH).

Paralelamente às ações de acreditação/reacreditação mencionadas anteriormente, a VPAAPS, através da Câmara Técnica de Atenção, tem a missão de discutir os diversos modelos de melhoria continuada no campo da atenção, bem como os demais temas afetos nesta área, considerando os cenários nacional e local.

 Além destes, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (Ensp/Fiocruz) está em processo de acreditação pela Joint Comission International (JCI), instituição americana e uma das mais respeitadas internacionalmente em certificação da qualidade em saúde.

 

 

Voltar ao topoVoltar