Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Gestão estratégica em C&T e inovação em saúde em debate


06/04/2011

Compartilhar:

Gestão estratégica em C&T e inovação em saúde em debate
 
A Fiocruz promoverá, a partir desta segunda-feira (11/4), um seminário internacional que terá como temas centrais a prospectiva estratégica e a gestão do conhecimento. O evento trará ao Brasil três renomados pensadores franceses, os professores Michel Godet, François Bourse e Michel Authier, que estão entre os mais conceituados especialistas em gestão de todo o mundo. Além de proporcionar discussão sobre a gestão em ciência, tecnologia e inovação a partir destas temáticas, o seminário pretende disseminar a cultura de planejamento tendo como base a gestão do conhecimento. A programação segue até quarta-feira (13/4).
 
Os franceses Michel Godet e Michel Authier, que estão entre os mais conceituados especialistas em gestão de todo o mundo, chegam ao Rio neste domingo (10/4) para participar de um seminário na Fiocruz. Godet é membro do Conselho de Consultores Econômicos do primeiro-ministro da França e é autor de publicações de referência na área, tendo trabalhado na União Europeia. Authier é o inventor, com Pierre Levy, do modelo das árvores de conhecimentos, instrumento de gerenciamento das riquezas humanas e de valorização das competências individuais e coletivas.
 
Os organizadores do seminário acreditam na possibilidade de ampliar a discussão sobre a utilização da prospectiva estratégica como facilitadora do processo de integração das políticas públicas, bem como do desenvolvimento estratégico. A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, o CNPq, o Decit/MS, a Embaixada da França e o Instituto Sagres.
 
Michel Godet – professor-titular da cadeira de Prospectiva do Laboratório de Investigação em Prospectiva, Estratégia e Organização do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris. É membro do Conselho de Consultores Econômicos do primeiro-ministro francês e da Academia Francesa de Tecnologia e atua também como editor convidado da revista Technological Forecasting & Social Change, entre outras atividades. Autor de várias publicações de referência na área, tendo trabalhado com diversas empresas e instituições estrangeiras, como a União Europeia, e também brasileiras, como a Petrobras e FGV.
 
François Bourse – diretor de Estudos do Grupo de Estudos de Recursos Prospectivos e professor associado da cadeira de Prospectiva e Estratégia do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris. Autor de várias publicações no campo da prospectiva, presta consultoria para diversos grupos industriais, de serviços e pesquisa, como a Rand Corporation, o Instituto Nacional de Educação e Prevenção em Saúde e o Instituto Pasteur, entre outros.
 
Michel Authier
– matemático, sociólogo e analista institucional. É o inventor, junto com Pierre Levy, do modelo das árvores de conhecimentos, instrumento de cartografia e gerenciamento dinâmico das riquezas humanas e de valorização das competências individuais e coletivas. Autor de diversos livros, já lecionou na Sorbonne, Paris VIII e atualmente é diretor de Pesquisas e Métodos e presidente do Conseil de Surveillance da Société Trivium S.A., em Paris, e membro do Conselho de Masterminds da Educartis.

Voltar ao topoVoltar