Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Glossário do Acesso Aberto

A B C D E F I L M N O P R V

Padrão técnico aberto

É o padrão que permite a interoperabilidade técnica, o tratamento e o uso de Recursos Educacionais Abertos em plataformas operacionais e de hardware diversas, e a preservação digital. A distribuição de tais recursos somente poderá ser feita sob uma licença ou cessão livre.

Peer-review

A "revisão pelos pares", como é chamado em português, é o processo de avaliação e certificação da qualidade da investigação e dos seus resultados. Os artigos das principiais revistas científicas são objetos deste processo de avaliação e revisão, antes de serem publicados.

Período de embargo

É o tempo descrito no contrato entre o autor e a editora, que estabelece os direitos exclusivos para a utilização da obra e impede que, nesse período, o autor deposite em acesso aberto seu trabalho em formato digital. 

Plágio

É a cópia fiel de obra intelectual, de autoria de outrem, feita sem autorização prévia, e sem nenhuma referência a esta autoria. O plagiador, ao agir dessa forma, dá a entender que tal obra é de sua autoria. Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen, existem, pelo menos, três tipos de plágio:

• Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.

• Parcial: "colagem" resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.

• Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

Portabilidade

Portabilidade é a capacidade de um objeto digital ser copiado, migrado ou distribuído para diversas plataformas e sistemas digitais distintos, e manter as suas funcionalidades originais em pleno funcionamento. Por esse motivo há uma grande preocupação sobre as linguagens utilizada para construção dos objetos digitais, tendo em vista disponibilidade sistemas da informática na atualidade, os objetos digitais necessitam ser compatível com os sistemas operacionais Linux, Windows, OS/MAC, Android, IOs/IPhone, WindowsFone e ainda com diversas plataformas web de aprendizagem tais como Moodle, Blackboard, TelEduc.

Postprint

É o texto digital de um artigo avaliado, revisto (peer-reviewed) e aceito para publicação por uma revista científica. Isso inclui:

- O draft digital final do autor, revisado e aceito.

- A versão revisada e corrigida do editor, geralmente em PDF.

- Qualquer revisão subsequente, com correções do draft final peer-reviewed

Preprint

É o texto digital de um artigo ainda não avaliado e revisado (peer-reviewed) e ainda não aceito para publicação em revista científica.

Propriedade Intelectual

Designa a soma de direitos e obrigações assegurados para a exploração de obras intelectuais. As obras intelectuais são genericamente classificadas como produtos decorrentes do exercício intelectual humano e incluem as obras industriais, as obras científicas, as obras artísticas e as obras literárias. As obras industriais compreendem as invenções tecnológicas, os modelos de utilidade, os desenhos industriais, as marcas, os nomes empresariais, as variedades de plantas e os semicondutores. As obras literárias, artísticas e científicas são livros, pinturas, as músicas, as fotografias, as interpretações, as execuções, dentre outros.

Voltar ao topoVoltar