Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VPPLR e VPAAPS promovem Reunião Geral da Rede PMA de pesquisa


22/12/2016

Compartilhar:

A Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) realizou a segunda reunião geral da Rede de Pesquisa em Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e dos Serviços de Saúde, Rede PMA, que atualmente conta com a parceria da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). A cooperação entre as Vice-Presidências visa aperfeiçoar as ações de indução e financiamento de pesquisa, onde ambas fazem o acompanhamento dos projetos, sendo a VPPLR referência na gestão de todos os projetos da Rede e a VPAAPS responsável pelo financiamento de parte dos projetos, via recursos do Ministério da Saúde.

Com o objetivo principal de realizar um balanço das atividades da Rede em seu primeiro ano de funcionamento, a partir da questão norteadora: Como as pesquisas da Rede PMA vão gerar produtos aplicáveis para o SUS que aperfeiçoem o acesso da população ao sistema e aos serviços públicos de saúde. Foram discutidos o acompanhamento do desenvolvimento e o financiamento das pesquisas, as parcerias inter e intra institucionais e as interfaces entre as pesquisas. Durante o encontro, foram apresentados os 5 novos projetos da Rede, cuja seleção partiu de propostas pré-aprovadas no Edital PMA 2015, na temática da Gestão e Assistência Hospitalar relacionados ao fortalecimento dos Institutos Nacionais de Saúde da Fiocruz.  

A gestão da Rede PMA pontuou a importância do trabalho de indução a pesquisa aplicada na Fiocruz para a gestão do conhecimento da instituição, de forma que a mesma possa vir a concentrar este tipo de indução às pesquisas que se relacionam diretamente com o público-alvo facilitando e potencializando as articulações entre os pesquisadores da Fiocruz e os participantes das pesquisas. 

A Rede PMA é composta atualmente por 19 projetos de pesquisa de diferentes unidades da Fiocruz e traz como proposta fomentar a gestão e aplicação do conhecimento científico às necessidades de acesso da população ao SUS por meio de uma rede colaborativa e dinâmica que envolva a participação da comunidade científica, da gestão dos serviços de saúde e da sociedade civil, em sincronia com o Plano Institucional de Indução à Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (PCTIS).

Para mais detalhes, acesse a apresentação da Rede PMA, aqui.

Voltar ao topoVoltar