Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ventos fortes e tempestade destroem parte do prédio da Fiocruz Rondônia


02/09/2015

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

A Presidência da Fiocruz lamenta informar que nesta terça-feira (1/9) ventos fortes seguidos de tempestade destruíram grande parte do telhado e de laboratórios do prédio da Fiocruz Rondônia, em Porto Velho. De acordo com o vice-presidente de Pesquisa e Laboratório de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, que estava em Rondônia para uma oficina de planejamento, cerca de 50 pessoas estavam no prédio no momento da tempestade, entre alunos e funcionários. Três pessoas tiveram escoriações leves e foram levadas para atendimento médico. Ninguém se feriu gravemente. A Presidência se solidariza com os funcionários e alunos, que viveram momentos de grande apreensão e temor, e se coloca à disposição de todos.

Segundo Rodrigo Stabeli, a água que invadiu o prédio comprometeu computadores e equipamentos de pesquisa dos laboratórios de imunologia, parasitologia, malária e leishmaniose. Os freezers contendo material biológico armazenado nas salas afetadas foram levados para o galpão localizado na parte de trás do prédio principal, onde foi estabelecida energia de emergência para preservação de amostras biológicas e reagentes perecíveis.

A sede da Fiocruz Rondônia tem cerca de 10 mil metros quadrados de área construída. De acordo com avaliação preliminar, 70% da construção foi comprometida. Toda frota de veículos que serve à instituição também foi comprometida.

Nesta quarta-feira, o vice-presidente vai se reunir em um hotel com trabalhadores e alunos da Fiocruz Rondônia para avaliar os danos materiais e traçar um plano de ação para recuperação das atividades, além de prestar solidariedade e assistência.

Voltar ao topoVoltar