Início do conteúdo

Tecnologias sociais em Saúde Ambiental: Monitoramento Participativo para a Gestão e Avaliação Integrada das águas na sub-bacia do Engenho Novo – Jacarepaguá, Rio de Janeiro


 

Tecnologias sociais em Saúde Ambiental: Monitoramento Participativo para a Gestão e Avaliação Integrada das águas na sub-bacia do Engenho Novo – Jacarepaguá, Rio de Janeiro

Entidade responsável

:  Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica - PDCFMA
Coordenação:  Flavia Passos Soares e Daniel Forsin Buss
Onde: Taquara e Curicica na região de Jacarepaguá - sub-bacia do rio Engenho Novo
O que faz: Projeto piloto focado na apropriação popular de tecnologias sociais, simples e eficientes que possam ser construídas, aplicadas e geridas pelas próprias comunidades para produzir informação e qualificar o diálogo destes atores em espaços públicos de negociação e decisão sobre recursos hídricos da região.
A partir de oficinas de territorialização, o projeto articula o monitoramento participativo da qualidade da água e da vazão do rio, com a prevenção de enchentes, pluviômetros e filtros artesanais, aproveitamento de águas pluviais e saúde ambiental. Atua diretamente na sub-bacia do Engenho Novo – em sua maior parte no Campus Mata Atlântica – permitindo o acompanhamento de indicadores antes e após os investimentos em saneamento do PAC Colônia e da restauração ambiental dos topos de morros, nascentes e matas ciliares.
No processo formativo envolverá o grupo escoteiro local, escolas públicas, lideranças comunitárias e moradores voluntários na disseminação e reaplicação destas tecnologias sociais no território.
Beneficiários: Vinte pessoas diretamente capacitadas.  Cerca de 200 famílias de comunidades localizadas ao longo desta sub-bacia que serão mobilizados durante as oficinas do processo formativo (monitoramento participativo da qualidade da água, prevenção de enchentes e tecnologias sociais); 1842 alunos matriculados no Colégio Brigadeiro Schorcht, pois está prevista uma exposição dos resultados obtidos no monitoramento participativo da qualidade da água e das tecnologias sociais apreendidas pelos agentes locais no espaço escolar ao longo dos dois turnos.
(21)2448-9009 / (21)2562-1574

Voltar ao topoVoltar