Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Increase font size
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Relações internacionais

A Fiocruz possui vasta atuação internacional em ensino, pesquisa e ações de cooperação com Instituições de saúde e de Ciência &Tecnologia em diversos outros países. A área de Relações Internacionais é coordenada na Fiocruz a partir do seu Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris).

Os acordos e convênios celebrados envolvem instituições de nações desenvolvidas e, também, de países em desenvolvimento, como é o caso da maioria dos países que integram a Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos que formam a América Latina e o Caribe.

Assim, a Fundação é um dos principais agentes públicos brasileiros em cooperação internacional em saúde, responsável por captar e por oferecer colaboração na área de saúde no âmbito internacional.

Na Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fiocruz participa da representação brasileira e é ativa no debate de questões críticas como controle de doenças, determinantes sociais da saúde, propriedade intelectual e fortalecimento dos sistemas de saúde no mundo.

Um exemplo é o debate sobre medicamentos e propriedade intelectual, envolvendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), no qual a Fiocruz defende a predominância da saúde e dos pacientes sobre o comércio e as patentes.

A Fundação também reúne sete centros colaboradores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)/ Organização Mundial da Saúde (OMS), o que revela sua excelência em temas relativos à saúde global na região da América do Sul.

nodequeue_nav_ed_pt_rela_es_internacionais
Produção de conhecimento
Montagem de fotos alusiva à ideia estudos internacionais

Acesse o Espaço Colaborativo do Cris (Eco-Cris) e conheça os artigos, capítulos de livros, documentos e relatórios produzidos

Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris)
Imagem de mapa mundi representando as relações internacionais

Órgão da Presidência criado para coordenar e apoiar a Fiocruz e suas unidades na cooperação internacional no âmbito da diplomacia e das políticas globais em saúde

Crisinforma 16
Capas sobrepostas. Foto de destaque é de palestra do Nobel de Química

Palestra do Nobel de Química, cooperação internacional em Pernambuco e parceria com universidade britânica são alguns dos temas de reportagem do informativo

Especial: estudantes estrangeiros

Série de reportagens mostra os programas e convênios internacionais que permitem a presença de alunos de outros países na Fundação

Voltar ao topoVoltar