Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Se Liga no Corona!
0
1
2

Divulgação científica

Iniciativa de divulgação científica coordenada pelo Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na COC/Fiocruz, e pelo CNPq traz informações aos cidadãos para tomada de decisões bem informadas sobre a Covid-19, além de valorizar o papel da ciência no enfrentamento da pandemia.

 

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

Linhas do SARS-CoV-2 em circulação

O olhar dos historiadores


Série de artigos produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) traz reflexões sobre temáticas que dialogam com os dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.

 

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Registros de vivências brasileiras

Iniciativa acolhe produções audiovisuais de todo o Brasil para registrar as muitas vivências nacionais sobre a pandemia.

 

Perguntas e respostas

Atualizado em 25/01/2024: O vírus SARS-Cov-2, que durante a pandemia da covid-19 ficou conhecido como novo coronavírus, pode permanecer no ar por cerca de 40 minutos a até 2 horas e meia.

Sim. (...) O Ministério da Saúde, por meio de teleatendimento, disponibiliza canais para manter a população informada sobre o novo coronavírus. Esses canais gratuitos orientam quando procurar...

Atualizado em 09/06/2021 - Azitromicina é um antibiótico e, portanto, não ataca vírus. Os antibióticos são indicados apenas contra bactérias.

A vacina pediátrica contra a covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação em 2024, com esquema de 3 doses, sendo recomendado o seguinte calendário:

 

As vacinas podem receber autorização para uso emergencial quando o benefício que a vacina traz é maior que os riscos. Essa autorização de uso é fornecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os jovens de 12 a 17 anos entraram na lista de pessoas que poderão receber a dose de reforço (terceira dose) da vacina contra a Covid-19.

Resposta atualizada em 28/04/2022: Se você testou positivo deve ficar isolado por 10 dias após o início dos sintomas ou do resultado do teste RT-PCR.

Resposta atualizada em 28/04/2022: Um dos fatores que contribuem para que isso aconteça é a escolha errada do período para fazer o teste sorológico em relação ao início dos sintomas.

Atualizado em 29/01/2024. Com a mudança no cenário epidemiológico da covid-19, o uso de máscaras tornou-se facultativo em diversas regiões do país.

Com o atual cenário epidemiológico da covid-19, o uso de máscaras tornou-se opcional em diversas cidades do país. Contudo, o Ministério da Saúde recomenda que as máscaras sejam utilizadas nas seguintes situações:

 

Atualizado em 22/02/2024: Não é verdade que as crianças não desenvolvem casos graves da doença.

Atualizada em 22/02/2024. Não é verdade. As vacinas aprovadas pela Anvisa para uso em crianças passaram por vários testes internacionais antes de serem liberadas no Brasil.

Atualizado em 22/02/2024: Não há nenhum perigo de a vacina contra a covid-19 causar problemas para a vida futura das crianças.

Após o seu filho tomar a vacina contra a covid-19, você deve esperar 15 dias até que ele possa tomar qualquer outra vacina.

 

Fonte: Ministério da Saúde

A miocardite (inflamação do músculo do coração) é um evento muito raro e mais frequente em crianças e adolescentes que contraíram a covid-19 do que como reação adversa da vacina.

 

Apesar de a covid-19 ser considerada menos grave em crianças e adolescentes, a doença também pode evoluir para formas mais graves e causar morte. 

 

Atualizado em 29/02/2024. Sim, as vacinas que foram aprovadas pela Anvisa para uso em crianças são seguras para serem utilizadas no público infantil. Crianças a partir dos 6 meses podem tomar a vacina pelo SUS. 

 

Sim, você estará imunizada. A vacina Covid-19 da Fiocruz é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a empresa AstraZeneca e a Universidade de Oxford com vários países, entre eles a Índia e o Brasil.

Profissionais de saúde devem notificar os eventos adversos pós-vacinação observados nas unidades de saúde ao Programa Nacional de Imunizações por meio do e-SUS Notifica, pelo link:

De acordo com o Ministério da Saúde, não existe nenhuma indicação de que quem já teve Covid-19 terá reações mais fortes ao se vacinar.

Você deve tomar a segunda dose da vacina normalmente. Só é importante esperar 30 dias após o fim dos sintomas da doença para buscar a vacinação. 

 

Fonte: Fiocruz.

Se você teve reações adversas leves ou moderadas, como febre, dor de cabeça, dor no local da injeção, você deverá tomar a segunda dose da vacina normalmente.

Não é recomendado, pois esses testes não foram desenvolvidos para medir o grau de imunidade (proteção) fornecido pelas vacinas. Para saber mais, acesse:

Se você é gestante ou puérpera (período até 45 dias após o parto) e tomou a primeira dose da vacina da Fiocruz (AstraZeneca) deve tomar a segunda dose também da vacina da Fiocruz (AstraZeneca). Se você foi vacinada com duas vacinas difer

Saúde sem máscara

 

Documentário aborda a pandemia na perspectiva dos trabalhadores da saúde

 

Especial sobre vacinas contra Covid-19 na Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Atividades escolares presenciais

 

Documento apresenta contribuições para a retomada das atividades escolares presenciais com maior segurança.

 

A versão mais recente foi publicada em fevereiro de 2021. As versões anteriores também estão disponíveis aqui.

 

Conheça também o plano de convivência

Plano de Convivência

Acesse a página especial com todos os detalhes do plano de convivência institucional com a Covid-19.

 

Baixe e compartilhe informação de confiança

 

Cobertura diária da Covid-19

Boletim diário de atualização sobre a pandemia de Covid-19 do Canal Saúde.

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Plano de contingência

 

Mostra audivisual Ciência, Saúde e Sociedade

 

Ministério da Saúde

Conheça melhor o coronoavírus: suas formas de transmissão, proteção, boletins epidemiológicos e tire suas principais dúvidas.

 

 

Acesse o documento detalhado do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

 

Voltar ao topoVoltar