Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Revista Cadernos de Saúde Pública tem nova edição on-line


31/10/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

A edição de setembro da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.30 n°9) aborda um problema enfrentado por milhares de pacientes que sofrem danos decorrentes da assistência insegura à saúde. De acordo com o editorial, assinado pela pesquisadora Enirtes Caetano Prates Melo, editora associada do Cadernos, o papel da assistência hospitalar tem sido amplamente discutido, como também a contribuição de fatores que interferem na distribuição do risco de ocorrência de incidentes em hospitais. “O mesmo não pode ser dito sobre a (in)segurança do paciente na atenção primária. A despeito do grande potencial de ocorrência de incidentes nesse nível de atenção, que envolve a maioria dos cuidados prestados, persistem diversas lacunas que tornam escassa a base de conhecimento sobre o tema nesse cenário.”

O fascículo traz diversos artigos de autoria de pesquisadores da Ensp/Fiocruz. Em Segurança do paciente na atenção primária à saúde: revisão sistemática, os pesquisadores da Ensp/Fiocruz, Simone Grativol Marchon e Walter Vieira Mendes Junior, buscaram identificar metodologias utilizadas para avaliação de incidentes na atenção primária à saúde, os tipos, seus fatores contribuintes e as soluções para tornar a atenção primária à saúde mais segura. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados bibliográficas: PubMed, Scopus, LILACS, SciELO e Capes, de 2007 até 2012. Os tipos de incidentes mais encontrados na atenção primária à saúde estavam associados à medicação e diagnóstico. Os fatores contribuintes mais relevante foram falhas de comunicação entre os membros da equipe de saúde. 

Já o artigo Reprodutibilidade, validade relativa e calibração de um questionário de frequência alimentar para adultos da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, apresentou um estudo que testou a reprodutibilidade e validade relativa, e estimou fatores de calibração de um questionário de frequência alimentar (QFA) com 120 itens alimentares, em 128 adultos. Aplicou-se um QFA e três inquéritos recordatórios de 24hs (IR24h). A validade foi testada pelo método de Bland-Altman, correlação intraclasse (CCI), classificação em quartos de ingestão e kappa ponderado. Os fatores de calibração foram estimados por meio de regressão linear, com os valores de ingestão alimentar do IR24h como variável dependente e os valores do QFA como variável independente. William Waissmann (Ensp/Fiocruz), Simone Bonatto, Ruth Liane Henn, Maria Teresa Anselmo Olinto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e Luiz Antonio dos Anjos e Vivian Wahrlich, da Universidade Federal Fluminense, são os autores do artigo.

Validade de indicadores de atividade física e comportamento sedentário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entre adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil, de autoria de Letícia Oliveira Cardoso (Ensp/Fiocruz), Letícia Ferreira Tavares e Inês Rugani Ribeiro de Castro (UERJ), Renata Bertazzi Levy (USP), Rafael Moreira Claro (UFMG), e Andreia Ferreira de Oliveira (Instituto de Nutrição Annes Dias), analisa a validade relativa dos indicadores de atividade física do questionário utilizado na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) entre adolescentes da cidade do Rio de Janeiro.

Características clínicas e evolutivas de mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer cervical, rastreadas e tratadas na região amazônica brasileira, artigo assinado por Rosalina Jorge Koifman (Ensp/Fiocruz), Patricia Rezende do Prado (Universidade Federal do Acre) e Ilce Ferreira da Silva (IFF/Fiocruz), visou determinar a dinâmica de lesões pré-cancerosas em mulheres de uma coorte tratada para neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) e seguiu-se ao longo dos próximos dois anos. Das 237 mulheres que foram tratadas, 51,5% foram acompanhados ao longo de 24 meses, e seu tratamento falhou por 21,9% das pessoas acompanhadas. A história da gravidez mais frequentes e um diagnóstico histológico de NIC II / III estão diretamente correlacionados com o risco de falha do tratamento CIN, enquanto estar em um relacionamento estável é inversamente correlacionada com este risco.

No artigo Análise espacial de indicadores integrados de saúde e ambiente para morbimortalidade por diarreia infantil no Brasil, 2010 são apresentados indicadores integrados de saúde e ambiente para diarreia em crianças menores de um ano no Brasil. Foi utilizado um desenho de estudo ecológico, com a aplicação do modelo teórico Geo Saúde, que inclui as dimensões: força motriz, pressão, estado do meio ambiente, exposição e efeito à saúde humana. No Brasil, a probabilidade de crianças menores de um ano serem hospitalizadas ou chegarem a óbito por doença diarreica aguda, nas microrregiões brasileiras, é maior naquelas localizadas nas regiões Norte e Nordeste e a taxa de internação por diarreia infantil mostrou-se associada com o percentual da população sem coleta de lixo. O artigo é de autoria das pesquisadoras  Souza Hacon, da Ensp/Fiocruz e Helena Ferraz Bühler, Eliane Ignotti e Sandra Mara Alves da Silva Neves, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

No artigo Interações medicamentosas potenciais entre idosos em uso dos anti-hipertensivos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde do Brasil, produzido pelos pesquisadores Pablo Mibielli e Suely Rozenfeld (Ensp/Fiocruz), Guacira Corrêa de Matos (UFRJ) e Francisco de Assis Acurcio (UFMG), foi estimada a prevalência de interações medicamentosas potenciais entre anti-hipertensivos e outros fármacos. No inquérito domiciliar com pessoas de 60 anos ou mais de idade, residentes no Rio de Janeiro, foram entrevistados 577 idosos, 45,2% dos quais em uso de anti-hipertensivos, sendo 31,0% deles sujeitos a interações medicamentosas potenciais.

Voltar ao topoVoltar