Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Programas sociais


A Fiocruz atua, historicamente, para além da produção de fármacos e vacinas, de ensino, da pesquisa e da assistência em saúde.  A melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social da população brasileira também fazem parte das suas ações. Desde os anos 1960 a Fundação implementa programas e projetos sociais no entorno do seu campus. Em 2003 esse compromisso foi institucionalizado com a criação de uma assessoria ligada diretamente à Presidência da Fundação Oswaldo Cruz: a Cooperação Social.

A Fiocruz, através de suas unidades,  articula, amplia e apoia projetos de pesquisa-ação e intervenção em territórios  vulneráveis social e ambientalmente. Também estimula novas ações em saúde pública, além de propor estratégias colaborativas com outras instituições das esferas governamentais, organismos internacionais, associações privadas e da sociedade civil.

Além disso, propõe encontros e debates para definição de agendas que atendam novas demandas e prioridades. Procura ainda acompanhar a conjuntura política, principalmente junto aos ministérios e órgãos do Governo Federal que atuam em colaboração com o Ministério da Saúde, em busca de sinergismos em ações promotoras de saúde.

Processos

Ciência, tecnologia e inovação são pressupostos dos programas e projetos sociais da Fundação Oswaldo Cruz. Destaca-se a prioridade para o desenvolvimento da Tecnologia Social construída compartilhadamente, entre os saberes popular e científico. Suas atividades produzem técnicas, processos e metodologias para serem apropriadas pelos grupos sócio-comunitários numa perspectiva transformadora.

Os Programas Sociais da Fiocruz desenvolvem iniciativas referenciadas por um conceito ampliado de saúde e dos seus determinantes sociais enquanto um processo histórico, social e territorializado de produção das condições de vida e trabalho.  Estimulam e apoiam processos educativos voltados para formulação e implementação de políticas públicas promotoras de saúde e para a gestão participativa e estratégica para o SUS.

Desde 2009, o Presidente da Fiocruz ocupa a presidência do Conselho Deliberativo do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (Coep/RJ).     Este ano também marca o desenvolvimento de iniciativas territorializadas, avaliações, sistematizações e difusão do conhecimento construídos em cooperação com movimentos sociais, organizações sócio-comunitárias, órgãos governamentais e centros de ensino e pesquisa.  Essas ações alinham-se ao desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para redução das desigualdades e das iniquidades presentes nos determinantes sociais da saúde.

Conheça a relação dos Programas Sociais da Fiocruz

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar