Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Increase font size
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Programas de incentivo

Pesquisador trabalhando na Fiocruz

O desenvolvimento de pesquisas científicas na Fiocruz é impulsionado por programas de financiamento, que articulam investimentos por meio da publicação de editais e do estabelecimento de parcerias em diferentes formatos e com objetivos diversos, sempre alinhados às prioridades do Ministério da Saúde e do SUS.  O Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) e o Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) são duas das iniciativas neste contexto. Há, ainda, ações como o Papes, de fomento a pesquisas em áreas estratégicas.

PDTSP e PDTIS

Complementares, o  PDTSP e o PDTIS abarcam toda a diversidade de projetos de pesquisa desenvolvidos na Fiocruz. O PDTSP tem como principal objetivo fomentar as  atividades inovadoras de pesquisa voltadas para saúde pública. Estruturado em redes com temáticas centradas na saúde da população, busca estimular pesquisas clínicas, sociais e ambientais, gerando produtos como: metodologias, protocolos e cartilhas, jogos, diagnósticos, atlas, videos que impactam direta ou indiretamente os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O PDTIS, por outro lado, induz, fomenta e articula o desenvolvimento tecnológico e promove a multidisciplinaridade, por meio de redes cooperativas, com vistas à geração de produtos, processos e serviços com impacto direto para a saúde pública brasileira.

Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes)

O Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes) foi lançado em 1994 na Fiocruz como um programa de fomento a projetos de pesquisa em áreas estratégicas, com a ideia básica de fortalecer a qualidade científica e tecnológica da Fiocruz. Tem como objetivo apoiar os laboratórios através do financiamento de projetos de pesquisa alinhados aos macroprojetos estratégicos definidos pelo VI Congresso Interno da Fiocruz.

Os projetos são sempre submetidos a um edital, e julgados de forma competitiva de acordo com a pertinência, relevância e impacto, associados a critérios intrínsecos como o currículo do pesquisador principal, equipe, qualidade técnico-científica, orçamento e cronograma de execução.  Este projeto é executado com apoio do CNPq.

Mais informações: (21) 3885-1895
E-mail: papes@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar