Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

18/11/2016

O Prêmio ABEU 2016 é nosso


Assessoria de Comunicação / Editora Fiocruz

A coletânea Dengue: teorias e práticas foi a vencedora do Prêmio ABEU 2016 na categoria Ciências da Vida. Já o livro Três Ensaios de Bioética conquistou o segundo lugar na mesma categoria. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), que anunciou os ganhadores em cerimônia realizada em 16 de novembro no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP).

Dengue: teorias e práticas analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico etc. A coletânea aborda uma ampla variedade de temas, do histórico às inovações científico-tecnológicas em desenvolvimento, incluindo as vacinas preventivas e o controle vetorial por meio de mosquitos biológica ou geneticamente modificados. O livro foi organizado pelos pesquisadores Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas, e Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

O pesquisador Fermin Roland Schramm, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), é o autor de Três Ensaios de Bioética, livro dirigido especialmente a leitores interessados no desenvolvimento teórico da bioética e, ao mesmo tempo, em sua aplicação na solução de conflitos morais. Cada capítulo coloca a bioética em um contexto diferente: na clínica, na genômica e na biossegurança.

Durante a cerimônia de premiação, outros três títulos da Editora Fiocruz foram honrosamente citados: Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado (na categoria Ciências da Vida), A Sociologia do Brasil Urbano (na categoria Ciências Humanas) e Dicionário Feminino da Infâmia: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência (na categoria Projeto Gráfico).

O Prêmio ABEU busca “distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado". O objetivo da Associação é “incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, tanto pelo que diz respeito à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, como pela concepção estética das edições”.

Tendo como curador o professor José Castilho Marques Neto, o Prêmio ABEU 2016 contou com cinco categorias: Ciências da Vida; Ciências Humanas; Ciências Sociais e da Expressão; Ciências Naturais e Matemáticas; e Projeto Gráfico. A primeira edição do Prêmio ABEU foi realizada em 2015, quando a Editora Fiocruz foi a vencedora da categoria Tecnociências com o livro Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema, de Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini (orgs). Outras informações em www.premioabeu.com.br

Voltar ao topoVoltar