Início do conteúdo

Pró-equidade


O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas. Implantado na Fiocruz em 2009, o programa busca eliminar todas as formas de discriminação no acesso, na remuneração, ascensão e permanência no emprego, pelo desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma o compromisso de promover a igualdade entre os sexos, inscrito na Constituição Federal de 1988. O Programa conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT - Escritório Brasil).

Iniciativas do programa

A promoção da equidade de gênero e etnia é uma das prioridades do Programa. Com a valorização e o reconhecimento da força de trabalho feminina e da enorme contribuição prestada diariamente pelas mulheres para o desenvolvimento da Fiocruz, a instituição busca reafirmar seu compromisso com a equidade de gênero.

Conheça algumas das ações realizadas pelo Programa:

• Mapeamento de dados da força de trabalho da Fiocruz;
• Estruturação de comissão para solucionar possíveis casos de assédio moral ou sexual na instituição; 
• Elaboração do Dicionário Feminino da Infâmia, concebido a partir do I Fórum de Mulheres em Situação de Violência: Uma Questão de Saúde Pública, realizado em março de 2010 em Belo Horizonte. O livro é desenvolvido por pesquisadores comprometidos com as questões relacionadas à violência contra a mulher e para ser distribuído aos serviços de saúde para capacitar os profissionais que atuam nessa atividade; 
• Distribuição de cartilha com a Lei Maria da Penha para todos os trabalhadores da Fiocruz e empresas e instituições parceiras.

Coordenação

Elizabeth Fleury
elizabethf@cpqrr.fiocruz.br
Tel: (31) 3349-7826
Endereço: Fiocruz Minas
Av. Augusto de Lima, 1.715 - Barro Preto - Belo Horizonte, Minas Gerais 

Voltar ao topoVoltar