Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Entrevista: para Mario Scheffer caminhamos para cenário de privatização da saúde


27/03/2015

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

Continuando uma série histórica que vem desde 2002, os professores Mario Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, e Ligia Bahia, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro acabam de lançar o relatório de um estudo que mapeou as empresas de saúde suplementar que doaram dinheiro para a campanha eleitoral no ano passado e os candidatos que receberam esses recursos.

A pesquisa foi concluída depois do fechamento da prestação de contas divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em entrevista, Mario Scheffer analisa os resultados do estudo à luz das conquistas que as empresas de plano de saúde já têm conseguido junto ao Congresso e ao governo federal, aponta as pautas que continuam na agenda e alerta para os riscos ao Sistema Único de Saúde.

“Não faltam situações demonstrando que têm prevalecido os interesses das operadoras. Esses grupos estão muito fortalecidos e o financiamento de campanha os torna ainda mais fortes. Eles ficam muito próximos desse grupo dirigente do Legislativo e a pauta deles é muito clara: isenção, anistia fiscal, não pagamento de multa, entrada do capital estrangeiro para ampliar a rede credenciada de hospitais e laboratórios. E essa é a mesma coalizão de forças que dissemina que o SUS está falido, que a saúde universal é inviável. Essa pauta de prioridades pode acabar por inviabilizar o SUS.”

Veja a entrevista, concedida à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Voltar ao topoVoltar