Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro reivindica que a biologia atue como eixo transformador do conhecimento


26/09/2012

Compartilhar:

Fonte: Editora Fiocruz

Nesta quinta-feira, às 19h, a pesquisadora Dina Czeresnia, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), apresenta e lança o livro Categoria Vida: reflexões para uma nova biologia, das Editoras Fiocruz e Unesp. O evento ocorre no Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon, Rio de Janeiro, RJ).

Por meio de uma rica argumentação baseada em autores como Canguilhem, Foucault e Nietzsche, o livro demonstra a necessidade de uma articulação de saberes e de um diálogo entre biologia, física, filosofia, psicanálise e outras especialidades. A biologia tem um papel central nesse processo, não porque é uma ciência, mas porque estuda a vida, interesse comum em torno do qual todas as formas de conhecimento devem se articular.

“O conhecimento sobre a vida deve ser assumido como eixo de transformações da relação do homem com o conhecimento”, destaca Dina. Essas transformações são o fio condutor da obra, que reúne reflexões sobre conceitos do campo da medicina, da saúde pública e da epidemiologia. O livro discute e problematiza a sociedade do risco, a individualidade, a alteridade, a concepção de doença, a dualidade corpo-mente, o conceito de physis e o pensamento hipocrático. “Revaloriza-se o resgate de um saber contemplativo, que não se baseia na separação e na fragmentação do conhecimento”, resume a autora.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar