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Livro itinerante


21/01/2014

Fernanda Marques

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Manguinhos → Teresina → Belém → Porto Alegre → Natal → Campo Grande → Manguinhos: esta é uma das muitas rotas que os livros da Editora Fiocruz já percorreram em 2013. Com a motivação de que ‘livro bom é livro fora da prateleira’, a Editora, ano após ano, participa de uma variedade de eventos, o que inclui congressos científicos e feiras do livro. O esforço de levar seus títulos de Norte a Sul do Brasil é uma forma de disseminação do conhecimento científico. A importância dessa estratégia se destaca à luz de algumas das estatísticas nacionais: em um país com mais de 190 milhões de habitantes, existem apenas cerca de 3.500 livrarias, o que representa uma livraria para cada 54 mil habitantes – índice bem aquém do recomendado (uma livraria para cada 10 mil pessoas). Os dados são da Associação Nacional de Livrarias (ANL).


O pesquisador Júlio Cesar Schweickart, da Fiocruz Amazonas, lançou seu livro num barco


 

 

 

Além de faltarem livrarias, as que existem estão concentradas no Sul e no Sudeste. Por exemplo, das cerca de 3.500 livrarias existentes, quase 1.000 estão no Estado de São Paulo. “Por si só isso já justifica o nosso empenho em participar de eventos no Norte e no Nordeste, apesar das despesas com transporte e de outros custos significativos”, comenta o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa. Segundo dados de 2012 do IBGE, dos 5.565 municípios do país, somente 1.404 têm livrarias, ou seja, estes equipamentos culturais estão ausentes em 75% dos municípios brasileiros. Esse percentual chega a 84% e 80% nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente.

“Nosso estande é bastante procurado nos eventos. Esse trabalho de viabilizar o acesso das pessoas aos livros é gratificante”, conta a responsável pelo setor de Divulgação e Eventos da Editora Fiocruz, Sonia Silva. Pelos cálculos de Sonia, ela passa, pelo menos, 30 dias por ano em viagens a trabalho. Mas, mesmo levando em conta as viagens de outros integrantes da equipe, os livros da Editora viajam mais do que os funcionários. “Nem sempre participamos dos eventos com estande próprio. Muitas vezes, integramos estandes coletivos, sobretudo por meio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)”, explica ela.

É por intermédio da Abeu que os livros da Editora têm alçado voos também internacionais. Em 2013, já passaram por países como Costa Rica, Colômbia e Argentina. Em outubro, 14 títulos foram expostos na Feira de Frankfurt, um dos mais importantes eventos do mercado editorial do mundo. “Procuramos, assim, contribuir para aumentar a visibilidade e o reconhecimento internacional da produção acadêmica brasileira”, arremata João.

 

Matéria originalmente publicada no jornal Linha Direta

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