Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio Ciência, Arte e Cidadania recebe inscrições até 20/4


17/04/2015

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

A inovação é um dos principais resultados da fusão entre a arte e a ciência. Para promover a integração entre artistas e cientistas, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, entre os dias 28 e 30 de abril, o 'Simpósio Ciência, Arte e Cidadania'. O evento, que chega à sua 9ª edição, acontece em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Um dos destaques é a participação de Todd Siler, expoente da ArtScience.

O encontro é voltado para artistas, pesquisadores, professores e estudantes com interesse na interface arteciência. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 20 de abril. Haverá chamada de trabalhos que ficarão disponíveis na forma de pôsteres no site e no caderno de resumos do simpósio. As atividades acontecem no auditório do MAR (Praça Mauá, 5, Centro - RJ).

De acordo com a chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, Tania Araújo-Jorge, o encontro estimula a convergência entre as duas áreas a partir de ideias, práticas e processos em comum. “A partir da fusão entre a arte e a ciência, temos a criação de um novo campo de conhecimento, ressaltando a criatividade e a inovação. A integração de elementos metodológicos artísticos e científicos busca resolver problemas comuns às duas áreas”, explicou Tania, coordenadora da iniciativa.

Nanoarte integra a programação

Em alusão ao Ano Internacional da Luz, iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida cotidiana, o tema do encontro é ‘Luz, Linguagem, Imagem’. A palestra de abertura, ministrada pelo artista e pesquisador Todd Siler, apresentará as novidades do mundo da nanoarte, com o tema ‘ArtScience Adventures and ArtNano Innovations’. A palestra será apresentada em inglês, com tradução simultânea. Movimento artístico recente, a nanoarte utiliza a nanotecnologia para a criação e visualização de imagens em nanoescala obtidas por meio de microscópios eletrônicos. A trajetória do Movimento ArteCiência na Fiocruz, o encontro entre a física e a arte e as descobertas científicas feitas com o uso da luz são alguns dos outros destaques da programação.

Chamada de trabalhos

O Simpósio conta, ainda, com seleção de trabalhos: pesquisadores e estudantes que atuam na área da arteciência podem enviar resumos, em português ou inglês, para o email cienciaearte2015@gmail.com até o dia 20 de abril. Os trabalhos selecionados vão compor o Caderno de Resumos do encontro e ficarão disponíveis como pôsteres virtuais, no site do evento. Confira as orientações para o envio de resumo.
 

Programação

28 de abril

18h | Mesa de Boas Vindas: MAR e Fiocruz
18h30 | ArtScience Adventures and ArtNano Innovations - Todd Siler (MIT/USA)

29 de abril

09h | Ciência e Arte no MAR: trajetórias, pesquisas e parcerias – Tania Araújo-Jorge (IOC/Fiocruz); Luiz Alberto Oliveira (Museu do Amanhã); Paulo Herkenhoff (MAR)
14h | Luz, Imagens, Miragens – Paulo Henrique Colonese (Espaço Ciência Viva e Museu da Vida), Rodrigo Braga (artista, Recife)
18h | Física e Arte: encontros e sintonias – Lívio Amaral (UFRGS)

30 de abril

09h | Imagens, linguagens, descobertas – Mariana Sanmartino (Grupo de Didáctica de las Ciencias, Univ. Nac. La Plata), Luiz Braga (Fotografia independente, Belém)
14h | Linguagens, realidades, transformações – Vitor Pordeus (Hotel SPA da Loucura), Gisele Binguelman (Universidade de São Paulo)
18h | Programação Cultural

Voltar ao topoVoltar