Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

17/02/2017

Quinto Ciclo Carlos Chagas de Palestras: inscrições abertas até 20 de março

Logo de divulgação do evento

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)*

Estão abertas as inscrições para o 5º Ciclo Carlos Chagas de Palestras, que será realizado nos dias 6 e 7 de abril de 2017. Estudantes, pós-doutorandos e pesquisadores com trabalhos em todas as áreas de pesquisa em doença de Chagas estão convidados a submeter resumos, que poderão ser selecionados para apresentações orais no evento. Com o tema Interação parasito/hospedeiro: tratar e cuidar do portador crônico da doença de Chagas, o encontro deste ano é organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares, da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE). As atividades do dia 7 de abril integram sessão especial do Centro de Estudos do IOC.

De acordo com a pesquisadora Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações do IOC, que organiza o seminário juntamente com a médica Cristina Carrazzone, da Universidade de Pernambuco, algumas palestras desta edição vão abordar temas como o tratamento do agravo no Brasil e na Argentina e as condições sócio-epidemiológicas das pessoas expostas ao risco de infecção. “O Ciclo Carlos Chagas foi criado em apoio ao calendário de eventos internacionais na Semana de Chagas e à Federação de Portadores da Enfermidade de Chagas (Findechagas), diante da necessidade de manter uma pauta de discussão sobre o agravo, considerando os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Buscamos estimular a reflexão sobre as questões atuais da pesquisa na doença e criar oportunidades para interações entre estudantes e pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais”, afirma ela.

Entre os palestrantes com presença confirmada estão Sergio Sosa-Estani, chefe do Programa de Chagas na organização Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e ex-diretor do Instituto Nacional de Parasitologia Dr. Mario Fatala Chaben, na Argentina; Alejandro Hasslocher, diretor do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz); Marli Maria Lima, chefe do Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas do IOC; e Wilson Oliveira Junior, médico cardiologista da Universidade de Pernambuco. O evento terá ainda a participação de representantes de associações de pacientes de Pernambuco e do Rio de Janeiro. “Nesta edição, temos o prazer de ser um fórum de comemoração dos 30 anos de criação da Associação dos Portadores de Doença de Chagas, Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia de Pernambuco (APDCIM/PE) e do 1º aniversário da Associação Rio Chagas”, completa Joseli.

As inscrições e a submissão de resumos vão até 20 de março de 2017. Os interessados em apresentar seus resultados de pesquisa devem enviar seus resumos, preferencialmente em inglês e com até 400 palavras, para o e-mail ciclocarloschagas@ioc.fiocruz.br. Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentações orais, sendo, pelo menos, quatro para exposições no formato Express Communications, no dia 6 de abril, e três para a seção especial do Centro de Estudos, no dia 7 de abril. Todos os resumos submetidos ficarão disponíveis online no site do IOC e no portal ResearchGate. O 5º Ciclo Carlos Chagas de Palestras tem apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC.

Edição: Vinícius Ferreira

Voltar ao topoVoltar