Início do conteúdo

13/07/2017

Inscrições abertas para o Curso Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia


Fonte: IOC/Fiocruz

Estão abertas, até 20 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Podem se inscrever técnicos da área de saúde, biologia parasitária e biotecnologia. Serão oferecidas até 30 vagas, todas com recebimento de bolsa-auxílio.  Clique aqui e confira o edital.

A atividade possui caráter teórico-prático e disponibiliza conhecimentos atualizados em mais de 20 áreas de concentração: Animais de Laboratório; Bacteriologia; Bioinformática; Bioquímica; Coleções Biológicas de Microorganismos; Cultivo Celular; Desenvolvimento de Fármacos Biológicos Baseados em Plantas; Expressão e purificação de Proteínas Recombinantes; Farmacodinâmica; Fisiologia de Insetos Vetores na Interação com Microorganismos; Fundamentos de Sistemática e Taxonomia de Simuliidae (insetos vetores da Oncocercose e Mansonelose); Fundamentos de Sistemática e Taxonomia de Triatominae e Cimicidae Hemípteros Hematófagos; Helmintologia; Histotecnologia; Imunologia; Isolamento, crescimento e caracterização de Protozoários; Malacologia; Micologia; Microscopia de Fluorescência; Microscopia Eletrônica; Princípios Básicos de Trabalho no Laboratório da Referência e Pesquisa; Protozoologia; Taxonomia e Bionomia de Ceratopogonidae; Técnicas de Manejo e Experimentação de Animais de Laboratório; Vigilância Laboratorial das Paralisias Flácidas Agudas.

O curso terá carga horária total de 480 horas, com início em 01 de agosto de 2017 e término em 22 de dezembro de 2017. A grade curricular consiste em duas disciplinas obrigatórias: Fundamentos de Biossegurança, Qualidade em Laboratório e Bioética e Fundamentos de Metodologia Científica e Pesquisa Bibliográfica. Essas disciplinas são comuns a todas as áreas de concentração e acontecerão no período de 02 a 22 de agosto em tempo integral (8 às 17h), totalizando 56 horas cada disciplina. Após a realização das disciplinas comuns, os alunos serão encaminhados aos Laboratórios da Fiocruz, de acordo com as suas respectivas áreas de concentração, a fim de realizarem o estágio obrigatório (360 horas).

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o site da Plataforma Siga. Após o preenchimento do formulário eletrônico, será gerado o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$55. Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá efetuar a inscrição na Secretaria Acadêmica do IOC, no período das 9h às 16h (Pavilhão Arthur Neiva − campus Fiocruz / Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2562-1322 ou pelo email cent@ioc.fiocruz.br.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar