Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Fiocruz pra você' apresenta mais de 60 atividades gratuitas e vacinação neste sábado

Bailarina do grupo Dançando para Não Dançar se apresenta no Fiocruz pra Você 2012

06/06/2013

Compartilhar:

A 20ª edição do Fiocruz Pra Você vai acontecer neste sábado (8/6), no Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A Fundação vai oferecer, além da imunização de crianças, diversas atividades culturais gratuitas para a população, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas.

O evento integra a 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. É importante ressaltar que apenas as crianças que estiverem com a carteira de vacinação receberão o imunizante.

Na Fiocruz, além da vacinação, haverá mais de 60 atividades gratuitas. São espetáculos de dança, música e teatro, brincadeiras para as crianças, programação esportiva, oficinas de capoeira, pipas, malabares, pintura e desenho, escovódromo (em que profissionais de saúde ensinarão a fazer corretamente a higiene bucal), informações sobre promoção da saúde (como testes de hipertensão e diabetes), contação de histórias, feira de ciências e visita guiada ao Castelo da Fiocruz.

As atividades serão realizadas das 8h às 17h, na sede da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), em Jacarepaguá, e nos centros de pesquisa da Fiocruz em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas.

Na Fiocruz, a imunização será realizada somente neste sábado, mas a campanha oficial do Ministério da Saúde continua até o dia 21 deste mês, nos postos de saúde de todo o Brasil.

Poliomielite

A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar