Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco celebra o centenário de Frederico Simões Barbosa


28/07/2016

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

O dia 27 de julho de 2016 marca o centenário do nascimento do cientista Frederico Simões Barbosa, falecido em março de 2004. Formado em medicina e em história natural – que hoje equivale ao curso de ciências biológicas – Simões Barbosa foi personagem importante na história da saúde pública e da epidemiologia no Brasil, tendo sido um dos primeiros a conduzir estudos epidemiológicos de longa duração no país e com ênfase no trabalho em comunidade.

Em comemoração ao centenário daquele que foi o primeiro diretor da Fiocruz Pernambuco, a instituição programou dois dias para homenageá-lo: 1 e 2 de setembro. Nessas datas estão agendados painéis, exibição de vídeo, exposição e a publicação de um suplemento especial da revista Cadernos de Saúde Pública, da qual é um dos fundadores.

No dia 1º, às 15h, o pesquisador Paulo Elian, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), apresentará O legado e o acervo de FSB. Logo em seguida, às 15h30, ocorrerá o lançamento do vídeo Frederico Simões Barbosa: Ciência e Compromisso Social, com produção e direção da jornalista da Fiocruz PE Silvia Santos. Nesse mesmo dia e horário será aberta a exposição Frederico Simões Barbosa: da Medicina Tropical à Saúde Pública, organizada pela Presidência da Fiocruz.

Já no dia 2, às 9h, será exibido o filme educativo Esquistossomose Mansoni, dirigido pelo cineasta Firmo Neto, em 1948, e promovidos dois painéis no auditório da Fiocruz PE: FSB e a Medicina Tropical e FSB e a Saúde Pública. O primeiro painel está marcado para às 9h30 e o segundo para às 14h.

Em homenagem ao pesquisador também será distribuída uma edição especial dos Cadernos de Saúde Pública, com textos de colegas de trabalho e depoimentos de ex-alunos sobre FSB, além de exemplares da publicação Fundo Frederico Simões Barbosa: inventário, que faz parte do projeto História dos 25 anos da Abrasco, lançado em 2007.

Para saber mais Frederico Simões Barbosa, sugerimos a leitura de uma entrevista publicada na revista Cadernos de Saúde Pública, em 1997: Uma conversa com Frederico Simões Barbosa.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar