Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco


A Fiocruz Pernambuco, ou Instituto Aggeu Magalhães (IAM) foi fundada em 1950, na capital Recife, sendo uma unidade técnico-científica da Fundação desde 1970. A unidade tem por missão contribuir para a redução de iniquidades e melhoria das condições sociossanitárias da população, particularmente na região nordeste brasileira, mediante geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde e de ciência e tecnologia em saúde e de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica.

O IAM tornou-se referência nacional em controle de culicídeos vetores (mosquitos transmissores de doenças), filarioses e peste para o Ministério da Saúde. A experiência adquirida nas áreas de doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose fez com que a instituição se tornasse referência regional para o Ministério da Saúde nas três endemias.

Principais serviços

  • Laboratórios de referência para o Ministério da Saúde em nível nacional na área de controle de culicídeos vetores e peste; laboratórios de referência para o Nordeste na área de esquistossomose, leishmaniose e doença de Chagas; centro colaborador em saúde ambiental para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Serviço de filariose, referência para o Ministério da Saúde em nível nacional, contando com ambulatório para atendimento clínico, urológico, laboratorial e ultrassonográfico de pacientes, com título internacional de acreditação concedido pela Joint Commission International e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação.
  • Pós-graduação em saúde pública, com cursos regulares de doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional; além de residência multiprofissional em saúde coletiva, cursos de especialização e atualização não regulares e orientação de alunos de graduação mediante programa de bolsas de iniciação científica .
  • Cooperação técnica com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e as secretarias municipais de Saúde do Nordeste, universidades federais e estaduais do Norte-Nordeste e outras instituições da área de saúde, como Hemobrás e Imip.

Endereço

Avenida Professor Moraes Rego s/nº, Cidade Universitária, Recife - PE, CEP 50.670-420, Caixa Postal 7.472

Contatos

(81) 2101-2500 / 2600
Ensino: (81) 2101-2625 / 2611 / 2627 / 2592
E-mail: imprensa@cpqam.fiocruz.br
www.cpqam.fiocruz.br

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados

Voltar ao topoVoltar