Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Amazônia recebe inscrições para iniciação científica até 15 de junho


19/05/2015

Fonte: Fiocruz Amazonas

Compartilhar:

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciou em 15/5, o período de inscrições para candidatos a bolsa no Programa de Iniciação Científica.  O programa é desenvolvido na Fiocruz Amazônia de acordo com a Resolução 017/06 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O período de inscrições também é válido para solicitações de renovação de bolsas.

O objetivo do programa é despertar a vocação científica e incentivar novos potenciais entre estudantes de graduação. Além disso, o programa visa estimular pesquisadores a envolverem os estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais.

As inscrições seguirão até 15 de junho deste ano e devem ser feitas na Coordenação do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia (PIC/ILMD) pelos orientadores dos candidatos as bolsas.

Para inscrição, os orientadores devem entregar uma cópia impressa do projeto de pesquisa completo, a documentação do orientador e do aluno, além de uma lista com três nomes de avaliadores Ad Hoc. O projeto deverá ser enviado para o e-mail pibic@amazonia.fiocruz.br. Conheça o edital.

Avaliação

O projeto será pré-avaliado por um comitê externo, selecionado e nomeado pela Coordenação do PIC/ILMD, que poderá fazer recomendações para melhorias no projeto. Os bolsistas que desejarem renovar as bolsas de iniciação científica serão avaliados, oralmente, durante a Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), realizada nos dias de 8 e 9 de junho de 2015. Após a apresentação, caso a banca de avaliadores considere o desempenho do aluno insuficiente, o bolsista não terá a bolsa renovada e o pedido de renovação do projeto, com outro bolsista, será considerada como uma nova solicitação de bolsa de iniciação científica. Os formulários, declarações de responsabilidade do orientador e ficha para participação na orientação também devem ser solicitados via e-mail.

Concessão

A divulgação do resultado final do programa está prevista para o dia 30/6/2015. Os recursos poderão ser solicitados dois dias após a divulgação do resultado. A homologação do resultado final será publicada um dia após a resposta dos recursos no site institucional da Fiocruz Amazônia. As atividades do programa serão iniciadas em agosto de 2015. As bolsas serão concedidas por um período de doze meses, de agosto de 2015 a julho de 2016, com valor a ser estipulado da Fapeam.

Raic

Nos dias 9 e 10 de junho a Fiocruz Amazônia realizará a 12ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) para divulgar e avaliar 29 projetos de pesquisa de graduandos no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e bolsistas do Edital do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia de 2014/2015. O evento ocorrerá no Parque Municipal do Mindu (Rua Perimentral, s/n - Parque Dez.) e a programação completa será divulgada em breve pela unidade.

Segundo o coordenador do programa, doutor Felipe Pessoa, entre os trabalhos apresentados há pesquisas nas áreas de imunologia, biotecnologia, biodiversidade, microbiologia, entomologia, diagnóstico e desenvolvimento e epidemologia. “Para nós, este programa, além de abrir espaço para o aluno ter o primeiro contato com metodologia científica, é uma forma de raciocinar dentro da ciência com o mínimo de apoio financeiro”, disse Pessoa.  

Os bolsistas são alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade Nilton Lins, Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e da Universidade Estácio de Sá (Manaus). Segundo dados do PIC/ILMD, 75% dos alunos de iniciação científica que participaram do programa, desde seu início, conseguiram se formar como mestres e doutores, além de ter conseguido ingressar na Escola Nacional de Pública de Saúde (Ensp/Fiocruz).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar