Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz AM fecha parcerias em tecnologias para educação e informação em saúde


08/07/2015

Fonte: Ascom UEA

Compartilhar:

Para integrar as atividades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa, assinou, na última semana, a autorização para a criação de um grupo de trabalho com representantes das instituições.

A assinatura ocorreu na última quinta-feira (2/07), na reitoria da UEA. O diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luiz Bessa Luz, e a vice-diretora de Ensino da Fiocruz Amazônia, Maria Luiza Garnelo, participaram da reunião e da assinatura da autorização para a criação do grupo de trabalho.

O grupo de trabalho será composto por professores e profissionais da UEA, UNA-SUS e ILMD/Fiocruz Amazônia. O grupo está sendo criado tendo em vista a necessidade de desenvolver e testar soluções em tecnologias de informação e comunicação, telessaúde e teleducação utilizando plataformas móveis na Amazônia.

A proposta da Universidade Aberta do SUS é o desenvolvimento e teste de aplicativos HTML5 integrados para educação permanente em saúde no Amazonas, para melhorar a eficácia do sistema e ampliação da cobertura de serviços preventivos baseados em agentes de saúde, enfermeiros e médicos da família.

De acordo com o coordenador do Polo de Telessaúde da UEA, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues, a ideia da parceria é disponibilizar e agregar o acervo da UNA-SUS e trabalhar com o material que já é utilizado na teleducação por meio da telessaúde. "Haverá uma adequação de conteúdos para plataforma móvel que pode ser utilizada pelos profissionais de saúde", disse.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou ainda outras contribuições para a Telessaúde no estado. "A nomeação e posse do novo secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Dr. Pedro Elias de Souza, traz um forte apoio à nossa iniciativa, por se tratar de um pioneiro da Telessaúde, que iniciou conosco este trabalho e conceito em 2005. Tenho a convicção de trabalhar juntos, UEA, Susam, Fiocruz e UNA-SUS para o fortalecimento da Telessaúde e da atenção primária em Saúde no Amazonas", disse o reitor.

A previsão é de que a parceria conte com o auxílio da empresa Samsung para a elaboração do aplicativo. "A ideia é fazer a integração de estratégias de educação feitas pela UEA e UNA-SUS por meio de plataforma móvel, em uma convergência. Os conteúdos da plataforma poderão ser acessados offline e atualizados online", disse Máximo.

A UNA-SUS é composta por três elementos estruturantes: uma rede de universidades que oferecem cursos livres para qualificação dos trabalhadores de saúde (Rede UNA-SUS), um sistema de informações sobre os trabalhadores de saúde do Brasil e o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares).

Voltar ao topoVoltar