Início do conteúdo

13/06/2017

Ensp e Cebes lançam o livro “Direitos Humanos e Saúde: construindo caminhos, viabilizando rumos”


Fonte: Ensp/Fiocruz

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), lançou, ao final de maio, o livro Direitos Humanos e Saúde: construindo caminhos, viabilizando rumos, resultado do mestrado profissional em Direito e Saúde, coordenado pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp). A publicação é fruto de um exitoso projeto de formação no município de Vitória da Conquista, na Bahia, que alia experiências vivenciadas no percurso acadêmico dos alunos nos campos da saúde e da ciência jurídica na região. O lançamento contou com a participação da coordenadora do Dihs/Ensp, Maria Helena Barros, do vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da Escola, Alex Molinaro, da diretora do Cebes, Ana Teresa Camargo, além do deputado federal e ex-secretário de Saúde de Vitória da Conquista, Jorge Solla, do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes de Andrade, e do jurista e professor titular da Uerj, Juarez Tavares. Jorge, Guilherme e Juarez assinam capítulos da publicação.

O livro possui 19 capítulos e aborda temas como a judicialização da saúde, a judicialização dos medicamentos, os benefícios previdenciários, os movimentos sociais e sua interface com os conselhos de saúde, o controle social a partir da perspectiva dos conselhos locais de saúde, além do perfil de adolescentes usuários de drogas ilícitas, a atenção primária em saúde, segurança alimentar, a saúde do trabalhador e, ainda, o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito em Vitória da Conquista, a garantia do direito integral de atenção à saúde, a Estratégia Saúde da Família e muitos outros.

Segundo Maria Helena Barros, a publicação traz uma série de questões relevantes com base em um conjunto de problemas de saúde revelados pelo município de Vitória da Conquista e que expressam também um pouco da realidade do Nordeste brasileiro. É um livro de fácil leitura, disponível em formato eletrônico aberto para os interessados. “É mais uma produção do Dihs/Ensp que auxilia a consolidação desse campo na Fiocruz e no Brasil”, destacou ela.

Confira no Canal da Ensp no youtube o lançamento do livro Direitos Humanos e Saúde: construindo caminhos, viabilizando rumos.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar