Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Diretoria de Recursos Humanos (Direh)


A Diretoria de Recursos Humanos (Direh), órgão ligado à Presidência da Fiocruz pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, é uma unidade técnico-administrativa criada em 1992. A unidade tem como incumbência gerenciar ações e políticas gerais de gestão do trabalho, bem como planejar, coordenar, supervisionar e executar as atividades relativas aos processos de avaliação de desempenho; seleção, e desenvolvimento de pessoal; classificação de cargos e salários; aposentadorias e pensões; benefícios; cadastro; pagamento e controle de pessoal; política de atenção à saúde do trabalhador da Fiocruz e das suas condições de trabalho; e informações gerenciais na área de recursos humanos, além de fornecer serviço de creche e educação infantil.

Para cumprir sua missão, a Direh conta com as áreas de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Comunicação, Informação, Núcleo de Arquivo, Serviço de Administração e Orçamento, Coordenação de Qualidade, Contratos, Creche, Processos Administrativos Disciplinares e Saúde do Trabalhador. Em cada unidade da Fiocruz funciona um Serviço de Recursos Humanos, com o qual a Direh interage permanentemente orientando suas atividades de organização da gestão de RH e acompanhamento da vida funcional dos trabalhadores.

A unidade ainda é responsável pelo acompanhamento de mudanças na política salarial e na legislação trabalhista, que se refletem na vida funcional de seus servidores, além de monitorar a dinâmica da estrutura ocupacional da Fiocruz.
 

Programas

Dentre suas principais iniciativas destacam-se: o Programa de Preparação para Aposentadoria, focado em ações de reflexão, cuidado e orientação aos servidores no processo de transição para aposentadoria e que tem atuação intersetorial da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) e dos Departamentos de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos (DARH e DDRH); o Programa de Desenvolvimento de Gestores; Programa de Estágio Curricular e o Programa Fazendo e Aprendendo II, que é uma iniciativa político-sócio-pedagógico da Fiocruz em parceria com a Associação Beneficente São Martinho, que promove a educação para o trabalho e práticas de cidadania voltado adolescentes em situações de riscos sociais.

Missão

"Formular e implementar políticas, estratégias e instrumentos de gestão do trabalho, integrando ações de administração de pessoal, de desenvolvimento de pessoas e de saúde do trabalhador, que contribuam para a efetividade do trabalho realizado na Fiocruz e a melhoria e a melhoria da ambiência do trabalho"

Visão de futuro

"Ser reconhecida como unidade estratégica e de excelência para o desenvolvimento institucional na área de gestão do trabalho, pela qualidade dos serviços prestados e pela competência técnica"

Diretrizes estratégicas

  • Capacidade de surpreender o trabalhador;
  • Integração com os SRHs;
  • Transversalidade das ações e estratégias da gestão do trabalho;
  • Cooperação técnica e oferta de soluções gerenciais em RH;
  • Compromisso permanente com a inovação dos processos de trabalho;
  • Liderança na mobilização dos atores institucionais em prol da saúde do trabalhador;
  • Ampliação da colaboração com demais instituições públicas;
  • Transparência e dinamismo na comunicação com seus públicos.

Direção

Juliano de Carvalho Lima
Diretor

Andréa da Luz
Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Leila Bezerra
Chefe do Departamento de Administração de Recursos Humanos

Fátima Rangel
Coordenador de Saúde do Trabalhador

Silvia Lacouth Motta
Chefe da Creche Fiocruz
 

Principais serviços

  • Planejar, coordenar, supervisionar e executar as atividades relativas aos processos de recrutamento, seleção e lotação de profissionais por concurso público. Avaliação de desempenho, capacitação e desenvolvimento de pessoal.
  • Gerir plano de cargos e salários; conceder benefícios; realizar o pagamento e o controle de pessoal; disponibilizar informações gerenciais na área de recursos humanos.
  • Gerenciar a política de atenção à saúde do trabalhador e das suas condições de trabalho na Fiocruz.

Endereço

Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21.040-900, Pavilhão Figueiredo Vasconcellos (Quinino), 2º andar, sala 202

Contatos

(21) 3836-2200 / Direh Atende: 3836-2084 / 2747
E-mail: direhatende@fiocruz.br

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados

Voltar ao topoVoltar