Início do conteúdo

Des-Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde, O

Autor: Rodrigo Borba

Bianca e Leandro formavam um casal. “Bianca exibia um corpo com formas arredondadas decorado por vestidos, maquiagem e saltos altos, mas ainda tinha o pênis; Leandro usava faixas para apertar os seios e uma meia enrolada na cueca para fazer volume nas calças. Uma mulher com pênis; um homem sem? Um menino vira mulher e namora uma menina que vira homem? Ela é ele? Ele é ela?” Do choque inicial veio a motivação para o trabalho de doutorado sobre candidatos/as ao processo transexualizador em um serviço de um hospital público. Nessa pesquisa, o professor da UFRJ Rodrigo Borba encontrou um flagrante descompasso entre o que os serviços de saúde entendem como transexualidade e as variadas formas como as pessoas transexuais efetivamente vivenciam suas identidades no cotidiano. Como consequência, persistem obstáculos discursivos para uma atenção integral e humanizada à saúde de sujeitos transexuais. O autor defende que se reaprenda a cuidar da saúde de sujeitos transexuais, respeitando-os efetivamente como pessoas e valorizando as formas particulares de se vivenciar a transexualidade. Respeitando e valorizando, em especial, “quem podemos ser, para além das normas convencionalizadas sobre nossos corpos: um desafio cotidiano em nossos tempos”, conforme lembra o também professor da UFRJ Luiz Paulo da Moita Lopes, orientador da tese que originou este novo volume da coleção Antropologia & Saúde.

Preço: R$ 49,00 | 244 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-474-3. il. 2016.

Sumário: 

Prefácio
Apresentação
1. Receita para se tornar um transexual verdadeiro: assujeitamentos e resistências
2. O processo transexualizador e a construção da pesquisa
3. (Des)aprendendo a ser: trajetórias de socialização e a (meta)pragmática da identificação social
4. A produção interacional de transexuais verdadeiros: o processo transexualizador como trajetória de socialização
5. Sexo, mentiras e patologização: os obstáculos discursivos para uma atenção integral e humanizada à saúde de pessoas transexuais
6. Reaprendendo a ver e ouvir
Notas
Referências
Anexos
Posfácio

Sobre o autor: 

Rodrigo Borba é doutor em linguística aplicada, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; atuou como pesquisador visitante do Centre for Language, Discourse and Communication da Universidade de Londres e no Department of English Language and Applied Linguistics da Universidade de Birmingham, no Reino Unido; ganhador do Prêmio Capes de Teses 2015 na área de Letras/Linguística.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

Conheça outros livros da Editora sobre:
Ciências Sociais e Saúde
Gênero

Conheça outros livros da mesma coleção:
Antropologia e Saúde

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar