Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Diretrizes e estratégias


Para enfrentar e reduzir as desigualdades e iniquidades sociais em saúde, as iniciativas de cooperação social são orientadas por quatro diretrizes e seis áreas de atuação: 

 

Diretrizes: 

• Induzir a articulação intersetorial entre poder público, empresas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais para a construção de ações estratégicas e estruturantes, com vistas ao desenvolvimento territorializado, equânime e sustentável. 
 
• Fomentar o desenvolvimento de tecnologias sociais em saúde, considerando seus pilares de participação, transformação social e reaplicabilidade; e das dimensões territorial, metodológica e política a partir dos conceitos da promoção e dos determinantes sociais da saúde. 
 
• Ampliar a capacidade de mobilização e proposição dos atores sociais locais em prol da gestão territorializada e participativa de políticas públicas. 
Incentivar, articular e dinamizar iniciativas colaborativas direcionadas à integração intrainstitucional, com o intuito de agir cooperativamente, compartilhar conhecimentos e divulgar resultados. 

 

Redes em cooperação Social 

São chamadas redes em cooperação social a forma de articulação entre Unidades Fiocruz para promoção de um ambiente institucional mais integrado quanto ao desenvolvimento de iniciativas relacionadas a grupos sociais e territórios vulnerabilizados. As redes são instâncias de diálogo e ação cooperativa que reúnem especialistas das Unidades, órgãos e programas da Fundação, além de atores externos à instituição, para reflexão e ação sobre diferentes temas. 

A Cooperação Social propõe um modo de atuação colaborativa e solidária dentro da Fiocruz e em diálogo com movimentos sociais, organizações do território e instituições públicas. Com isso, pretende promover o fluxo de compartilhamento de experiências, a circulação de saberes, a otimização de recursos e a potencialização de resultados que mitiguem as iniquidades presentes na determinação social da saúde. 

A plataforma colaborativa é um modo de operação das redes em cooperação social. Formada a partir de demandas identificadas pelas Unidades, esse arranjo organizacional aproxima os diferentes saberes acumulados por profissionais da instituição para a superação dos problemas apontados. 

 

Elementos norteadores dos projetos em cooperação social   

• participação social; 
• transformação social; 
• reaplicabilidade; 
• atuação territorializada; 
• construção compartilhada do conhecimento; 
• política pública saudável; 

 

 Para conhecer mais, acesse o livro da Cooperação Social aqui

Voltar ao topoVoltar