Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cooperação Brasil, Cuba e Haiti é tema de evento em Manguinhos


20/07/2017

Irlan Peçanha (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:

A experiência da Fiocruz em cooperação internacional tripartite entre Brasil, Cuba e Haiti foi apresentada no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), pela pesquisadora Luisa Pessôa, em sessão realizada em 27 de junho, com a presença do coordenador do Hélio Fraga, Otávio Porto, e de servidores da instituição.

A cooperação tripartite teve como principal objetivo fortalecer o sistema de saúde haitiano. Segundo Luisa Pessôa, a cooperação internacional desenvolvida na Fiocruz é baseada nos princípios da horizontalidade, solidariedade e da cooperação estruturante. A instituição possui intercâmbio com centros tecnológicos e científicos na área da saúde em todo o mundo. Desenvolvida pela Fiocruz em parceira com o Ministério da Saúde de Cuba e o Ministério da Saúde Pública e da População do Haiti (MSPP), a cooperação pautou-se pelo fortalecimento da estrutura e funções do MSPP, em especial, na estruturação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica, na capacitação de trabalhadores do Ministério e no desenvolvimento de áreas de Comunicação e Informação.

“Este trabalho adotou um formato inovador na cooperação triangular em saúde. Habitualmente, aliam-se um país desenvolvido e dois em desenvolvimento, e esse projeto envolve três países em desenvolvimento constituindo uma cooperação Sul-Sul-Sul, na qual o Brasil investiu a maior parte dos recursos humanos e financeiros”, explicou a pesquisadora. O Brasil doou 30 ambulâncias, 17 unidades de frios, um laboratório de Saúde Pública e três hospitais de referência. “Infelizmente, tudo o que o Brasil desenvolveu e deixou no Haiti não funciona, pois toda a rede de Saúde no Haiti é privada”, lamentou Luisa.

Curso de aperfeiçoamento

Para fortalecer e aprimorar o conhecimento dos profissionais, foi organizado pela Ensp/Fiocruz, em 2013, o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde (Refit/Haiti), ministrado por Luisa Pessôa. Desde então, foram desenvolvidos pelos alunos quatro projetos de intervenção, sendo eles: Estruturação de Oficina de Manutenção no HCR de Bom Repos; Montagem de uma Oficina Volante, base no HCR de Bom Repos; Rotinas e Boas Práticas de Lavanderia Hospitalar, no HCR de Carrefour; Rotinas e Boas Práticas de Gestão de Resíduos, no HCR de Bom Repos.

Ao final do curso, foi realizado uma Oficina de Integração de Manutenção Predial, Instalações e Equipamentos envolvendo alunos do curso Refit Haiti e alunos do Curso de Técnicos Biomédicos, organizado pela Brigada Cubana. A experiência está registrada em um capítulo do livro sobre cooperação internacional em saúde, elaborado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), que será lançado, ainda este ano, pela Editora Fiocruz, buscando avaliar as ações desenvolvidas, para compartilhar experiências e estimular outros projetos.

Voltar ao topoVoltar