Início do conteúdo

Controle de infecção hospitalar

Pesquisador analisando frasco de laboratório

Atendendo aos requisitos do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), do Ministério da Saúde, o INI e o IFF constituíram suas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), visando a melhoria da qualidade da assistência e a biossegurança de clientes internos e externos.

O PCIH é um conjunto de ações definidas anualmente e que sofrem avaliações constantes, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

As CCIH realizam atividades de vigilância epidemiológica e microbiológica, investigações e controle de surtos, monitoramento do uso de antimicrobianos e acompanhamento dos profissionais vítimas de acidentes com material biológico.

Essas comissões também são responsáveis pela implementação das medidas de precaução, por promoverem a educação permanente dos profissionais de saúde e por fazerem recomendações para áreas afins como centrais de material, de higiene ambiental, de gerenciamento de resíduos, de controle de vetores e de controle de qualidade da água, entre outros.

O controle de infecção hospitalar está diretamente ligado ao conceito de Biossegurança, que também é rigorosamente estudado e praticado na Fiocruz. Informações sobre o assunto estão no Sistema de Informações sobre Biossegurança, produzido pelo Núcleo de Biossegurança da Fiocruz (Nubio).

Voltar ao topoVoltar