Início do conteúdo

Comissão de Ética

C

A Comissão de Ética da Fiocruz tem o objetivo de orientar e aconselhar sobre a ética profissional de seus agentes públicos, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio. Para isso, atua em consonância com os Códigos de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e de Conduta da Alta Administração Federal.

Profissionais de diferentes áreas da Fiocruz compõem a comissão, em mandatos não coincidentes de três anos. A eles, cabe dirimir dúvidas a respeito da interpretação de comportamentos que envolvam a ideia de ética, em casos que podem abranger tanto questões do dia a dia dos trabalhadores quanto decisões da Presidência da Fiocruz. Atividades que divulguem e estimulem a cultura da ética também devem ser promovidas pela comissão: seminários, palestras, publicação de material educativo etc. Além disso, a Comissão de Ética pode acolher e avaliar denúncias sobre posturas e situações que coloquem em xeque os princípios morais que devem nortear a atuação de agentes públicos.

Para falar com a Comissão, escreva para o endereço eletrônico comissão.etica@fiocruz.br ou compareça ao endereço abaixo.

Secretaria Executiva da Comissão de Ética da Fiocruz

Secretário-Executivo: Diogo Moreira
Av. Brasil 4365 (campus central da Fiocruz) - Manguinhos - Pavilhão Quinino - sala 304
CEP 21.040-360 - Rio de Janeiro – RJ

Perguntas e respostas
Balança

Como lidar, no serviço público, com temas como uso de veículos oficiais, atividades paralelas e brindes? Página da Comissão de Ética Pública reúne dúvidas mais frequentes

Legislação

Conheça os decretos, códigos, leis e cartilhas que orientam quanto à ética no espaço público

Ouvidoria

Reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados aos serviços prestados pela Fiocruz

Ética em pesquisa

Os Comitês de Ética da Fiocruz regulam as pesquisas que envolvem seres humanos e animais

Voltar ao topoVoltar