Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ceensp abordará destinos do trabalho na contemporaneidade (27/7)


26/07/2016

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

O impacto das novas relações de trabalho em saúde será o tema do próximo Centro de Estudo Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), que acontecerá na quarta-feira, dia 27 de julho, às 14h, no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O encontro terá como palestrantes as pesquisadoras Ana Paula Pereira Marques, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade do Minho, e Marilene Castilho de Sá, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp. As convidadas falarão sobre a abordagem sociológica do trabalho e a perspectiva da subjetividade pensando a gestão e os desafios da contemporaneidade, respectivamente. O Ceensp Destinos do trabalho na contemporaneidade: implicações para o trabalho em saúde será coordenado pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais, Maria Inês Carsalade Martins e é aberto a todos os interessados. 

Maria Inês comentou que a realização deste Ceensp nasceu das discussões de um grupo de pesquisa, integrado por participantes de diversos departamento e instituições nacionais e internacionais, que se debruçam conjuntamente sobre o tema há oito anos e realizam encontros e cursos periódicos, como o Curso de Inverno, que está acontecendo na Ensp neste mês de julho, com a participação de Ana Paula Marques. “Em nossas discussões, procuramos fazer uma abordagem interdisciplinar da questão do trabalho e seus diferentes olhares, cujo foco são as mudanças no mundo do trabalho a partir da reestruturação produtiva e o impacto do trabalho em saúde”, comentou ela, dizendo ainda que durante o Ceensp serão tratadas as novas relações de trabalho na área da saúde, como os contratos com as Organizações Sociais (OS); a pouca oferta da atenção direta no setor público, o que aumenta as terceirizações e contratos temporários; e ainda o impacto disso tanto nas relações de trabalho como na perspectiva subjetiva. 

Além de Maria Inês e Ana Paula, também são membros do grupo de pesquisa Simone de Oliveira, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Isabel Lamarca, do Departamento de Ciências Sociais, Marcia Teixeira, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp, Isabela Cardoso Pinto, do Instituto de Saúde Coletiva da Bahia, e Kátia Medeiros, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). Este grupo também integra o GT Trabalho e Educação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar