Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

12/12/2016

Alimentos funcionais: substâncias auxiliam na proteção contra doenças


Por: Irene Kalil (IFF/Fiocruz)

Você já ouviu falar em alimentos – sólidos ou líquidos – que, além das propriedades nutricionais básicas, trazem benefícios fisiológicos específicos, ajudando o nosso corpo a funcionar melhor? Devido à presença de substâncias biologicamente ativas, eles são capazes de regular certas funções corporais, auxiliando na proteção do organismo contra hipertensão arterial, diabetes, câncer, osteoporose, constipação e outras doenças.

A nutróloga Célia Regina Chaves e a nutricionista Ana Lúcia Pereira da Cunha do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), esclarecem dúvidas sobre a importância desses alimentos e alguns cuidados que devemos ter ao consumi-los.

Em geral, ingerimos muitos desses alimentos em nossa dieta cotidiana?
Normalmente, esses alimentos já são consumidos na alimentação habitual. Mas, para que possamos usufruir plenamente seus benefícios, é necessário que o consumo seja regular. Frutas, legumes e cereais integrais, por exemplo, contêm grande parte das substâncias funcionais, e por isso devem ser consumidos diariamente. Também é importante substituir em parte a ingestão de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha pela soja e seus derivados (bebidas com proteína isolada da soja; o queijo de soja ou tofu; e a pasta, conhecida como missô) ou por peixes ricos em ômega 3.

Existem certos alimentos industrializados que dizem possuir propriedades funcionais. Como eles funcionam? Eles substituem o consumo dos alimentos in natura?
Durante o processo de produção industrial, esses alimentos são acrescidos de compostos bioativos e com propriedades funcionais. Eles não substituem o consumo de alimentos in natura, como legumes e frutas, mas, quando consumidos regularmente, podem trazer resultados benéficos na prevenção de doenças.

Existe algum cuidado que devemos ter ao consumi-los?
Antes do consumo, é importante verificar se a concentração dos compostos bioativos nesses alimentos é suficiente para garantir suas propriedades funcionais. Esses alimentos também devem ser consumidos como parte de uma alimentação saudável e equilibrada e associados à prática de atividades físicas regulares.

Veja abaixo alguns alimentos funcionais de fácil acesso e suas principais propriedades:

Voltar ao topoVoltar