Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançamento (30/10): livro aborda problemas ambientais contemporâneos


27/10/2014

Compartilhar:

O entendimento de que as atividades humanas sobre a biodiversidade impactam o equilíbrio do planeta é cada dia mais comum para a comunidade científica mundial. Para alguns pesquisadores, os modos de viver adotados na contemporaneidade forçam tanto os limites planetários que já é possível pensar em uma nova idade para a história geológica do planeta Terra: o Antropoceno. Nele, a mudança do clima, perda de biodiversidade, acidificação dos oceanos, poluição química, dentre outros fatores, podem colocar o sistema todo em risco.

Baseado nesse conceito, o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), Carlos Saldanha, lançará na quinta-feira, 30/10, o livro Desenvolvimento Sustentável para o Antropoceno. A publicação faz uma análise crítica a partir da compreensão do desenvolvimento sustentável baseada em descrições e análises da sociedade brasileira, procurando conexões e levantando discussões propositivas.

A defesa da natureza como coisa pública, a institucionalização de uma política ambiental, e a gestão e resolução integrada de problemas ambientais são alguns dos temas abordados no livro. O conteúdo é resultado dos diversos estudos produzidos pelo autor, ao longo dos anos, na área ambiental. Além de pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), Biodiversidade e Saúde (PPGBS/IOC), ambos da Fiocruz, e em Meio Ambiente (PPGMA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Saldanha é também organizador da coletânea Animais na Sociedade Brasileira: práticas, relações e interdependências, de 2013.

Leia entrevista com o autor, no site do Icict.

Serviço

Lançamento do livro Desenvolvimento Sustentável para o Antropoceno
Local: Editora e-papers. Praia de Botafogo, 316, Lojas D/E
Horário: 19h. Entrada franca.

Voltar ao topoVoltar