Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aborto e Sistemas Públicos de Saúde são tema do Sala de Convidados


30/10/2014

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

O Sala de Convidados discute 'Aborto e Sistemas Públicos de Saúde', na terça-feira (4/11), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. A equipe do programa esteve em Montevidéu, capital do Uruguai, país onde o aborto foi legalizado em dezembro de 2012, para conhecer as políticas públicas em saúde relacionadas ao tema na primeira nação da América Latina a descriminalizar a interrupção da gravidez. O programa vai debater como o Brasil está em relação a esse assunto e mostrar como está acontecendo a experiência uruguaia.

Por aqui, o aborto é a quinta maior causa de morte materna e a prática só permitida por lei quando a gravidez representa risco de vida para a gestante, quando é resultante de estupro ou quando o feto é anencéfalo, isto é, não possui cérebro devido a uma má formação. Mesmo nos casos de aborto legal, nem sempre as mulheres têm facilidade de conseguir realizar o procedimento pelo SUS. Recentemente, a morte de mulheres em clínicas clandestinas de aborto voltou a reacender o debate sobre a legalização e o papel dos sistemas públicos de saúde nessa questão.

Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Voltar ao topoVoltar