Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz anuncia aprovados da chamada para livros autorais

Chamadas Públicas Editora Fiocruz

31/10/2019

Editora Fiocruz

Compartilhar:

Para concluir as chamadas públicas realizadas para encerramento da celebração de seus 25 anos, a Editora Fiocruz tem a satisfação de anunciar os aprovados do edital para livros autorais, lançado também em abril de 2019.

Assim como ocorrido na convocatória para a coleção Temas em Saúde, a de livros autorais recebeu um significativo número de originais candidatos a publicação que contemplam temas relacionados a diversas pesquisas em saúde. Do total de 47 manuscritos recebidos - que comprovam o interesse da comunidade acadêmica pela publicação de livros -, foram aprovados seis.

O processo seletivo esteve apoiado em etapas e critérios específicos. Inicialmente foi considerado original por original para checar quanto à conformidade com o preconizado tanto na convocatória quanto nas orientações para publicação da Editora. Feita essa primeira triagem, uma segunda se encarregou de checar tema, estrutura da obra e afins. Após os crivos iniciais, 23 originais passaram à fase de apreciação por uma comissão composta por especialistas em distintas áreas da saúde coletiva. Finalmente, em reunião, foram escolhidos os seis originais aprovados para publicação.

Os autores dos originais escolhidos terão prazo de até três meses, a contar da data de divulgação (31 de outubro de 2019), para enviar à Editora Fiocruz o arquivo eletrônico com a versão definitiva do manuscrito. O não recebimento dentro do prazo estipulado implicará a desclassificação.

Todos os proponentes receberão e-mail da Editora Fiocruz comunicando se o original submetido foi ou não indicado para edição. Os autores selecionados receberão também os respectivos pareceres com orientações para pequenos ajustes com vistas à publicação em livro.

Confira os originais aprovados:

  • Aborto na Adolescência: entre o segredo e a solidão | Autor: Wendell Ferrari (Instituto Fernandes Figueira, IFF/Fiocruz)

  • Antonio Carlos Pacheco e Silva: psiquiatria e política em uma trajetória singular | Autor: Gustavo Querodia Tarelow (Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP)

  • Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil, A | Autor: Gustavo Conde Margarites (Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS)

  • Percursos no SUS: a saúde mental relacionada ao trabalho a partir da atenção primária à saúde | Autora: Adriana de Paula Reis (Prefeitura Municipal de Betim - MG)

  • Sociologia Rural e Desenvolvimento de Comunidade nas Relações Brasil-EUA: ciência e reforma social em T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1930-1950) | Autor: Thiago da Costa Lopes (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz)

  • Unidade das Coisas, A: Nise da Silveira e a genealogia de uma psiquiatria rebelde no Rio de Janeiro (1946-2016) | Autor: Felipe Magaldi (Museu Nacional/UFRJ)

Comissão de avaliação dos originais finalistas:

Cristiana Facchinetti (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz)

Katia Lerner (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Icict/Fiocruz)

Luciana Dias de Lima (Escola Nacional de Saúde Pública, Ensp/Fiocruz)

Carlos Machado de Freitas (Ensp/Fiocruz; editor científico da Editora Fiocruz)

Gilberto Hochman (COC/Fiocruz; editor científico da Editora Fiocruz)

Kenneth Rochel de Camargo Jr. (Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IMS/Uerj; membro do Conselho Editorial da Editora Fiocruz)

João Canossa (editor executivo da Editora Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar